Campeão olímpico Rodrigão confirma presença na cerimônia do Integrar Arte e Vida em Cubatão

O Projeto Social Integrar Arte e Vida será tema de solenidade oficial na Prefeitura de Cubatão, na próxima segunda-feira, 13 de outubro, a partir das 15 horas.

Com a presença especial do campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei Rodrigão, a prefeita Márcia Rosa irá renovar os termos de cooperação técnica que garantem as atividades em prol do desenvolvimento humano por meio do esporte, mantidas pelas entidades gestoras das iniciativas sociais, como a ANE, Associação Nacional de Esportes, e a ANDEE, Associação Nacional de Desenvolvimento e Educação.

Rodrigo Santana conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, foi tricampeão Mundial, bicampeão da Copa do Mundo (Japão 2003 e 2007), octacampeão da Liga Mundial (2001,2003,2004,2005,2006,2007,2009 e 2010), e bicampeão da Copa dos Campeões ( Japão 2005 e 2009), dentre outras conquistas.

Os projetos gerenciados por ambas não se utilizam de recursos financeiros do município, pois são custeadas pela iniciativa privada, com base nas leis de incentivo nos âmbitos estadual e federal.

O Integrar Arte e Vida, criado pela ANE em 2007, oferece oficinas esportivas e artísticas gratuitas nas escolas da rede municipal de ensino para 408 alunos no contar turno escolar, em parceria com a SEDUC (Secretaria da Educação). As escolas sede são a Ulisses Guimarães, na Vila Natal, contemplando 213 crianças distribuídas nas aulas de canto e música, judô, basquete, futsal, handebol e dança, com patrocínio da Comgás e da Vale Fertilizantes, com recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte; e a Mário de Oliveira, no Vale Verde, com 195 alunos frequentando as oficinas de judô, futsal e dança com patrocínio da empresa JSL através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do governo estadual. O projeto atua em sistema de gestão compartilhada, além Cubatão, em Santos, Guarujá e São Vicente.

A Associação Nacional de Esportes, ANE, é também responsável pela coordenação do projeto social Educação pelo Esporte, patrocinado pela Usiminas, em Cubatão. A iniciativa, desenvolvida no ambiente escolar das unidades de ensino municipal, oferece oficinas gratuitas de voleibol, futsal e handebol

As escolas municipais sede são a UME Martim Afonso e Souza, no Jardim Nova República, UME Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva, e UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro no aprendizado de futsal, voleibol e handebol. Ao todo, são atendidos 234 alunos.

Já o Projeto Integrar Voleibol é gerenciado pela ANDEE, Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação, com patrocínio da Anglo American, através da Lei Federal do Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e apoio da SEMES Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cubatão, e abrange duas frentes de trabalho: a escolinha de voleibol, a ser implantada no contra turno escolar da UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova, beneficiando 43 alunos da 1ª a 9ª série; e a equipe de voleibol infanto-juvenil masculino da Anglo American/Cubatão, que já disputou a fase regional dos Jogos Estaduais da Juventude 2014 e conquistou, de forma invicta, o Torneio Quadrangular de Itanhaém, no final do mês de setembro, com 15 atletas oriundos das próprias escolinhas.

O presidente da ANE, Marcelo Camargo, agradece o empenho de todas as partes envolvidas e ressalta a importância do evento: ”É uma grande satisfação celebrarmos com os nossos parceiros este momento tão especial em termos de consolidação de nossos objetivos. Esperamos todos os nossos apoiadores, patrocinadores e colaboradores para destacar tantas iniciativas positivas realizadas na cidade de Cubatão”,

A prefeitura municipal fica na Praça dos Emancipadores, S/N, no Centro. Mais informações no site www.ane.org.br.