Projeto Social Integrar Arte e Vida atuará no município gaúcho de Canoas

O presidente da Associação Nacional de Esportes, Marcelo Camargo e representantes do grupo Ipiranga, como o gerente Divisão Comercial Wagner Calvetti , Thais Schwandt e Silvana Artuso de Recurso Humanos estiveram reunidos no último dia 23 de julho com o prefeito de Canoas(RS) Jairo Jorge, com o secretário de Educação Eliezer Pacheco e o secretário de gestão Aristeu Ismailow Duarte para uma apresentação especial do Projeto Social Integrar Arte e Vida

O Arte e Vida atende mais de 2.500 crianças na região da Baixada Santista neste ano de 2015 e ainda terá os atendimentos ampliados para mais 250 alunos em agosto, na cidade de Santos, com a empresa Ultracargo na Escola Municipal Osvaldo Justo e ainda na cidade de Mauá, no Grande ABCDM, com a empresa Oxiteno, já em funcionamento para mais 310 crianças. A iniciativa receberá também neste segundo semestre mais núcleos em diferentes estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, na cidade de Canoas, Minas Gerais, em Betim; além de Paulínia e São Caetano, em São Paulo, graças ao patrocínio recentemente firmado com a Ipiranga Produtos de Petróleo S.A.

Criado na Baixada Santista em 2007, com núcleos instalados nas escolas públicas conveniadas de Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão, o Integrar oferece oficinas artísticas e esportivas gratuitas para alunos das redes municipais de ensino, no contra turno, em parcerias com as respectivas secretarias de Educação, em um modelo de gestão similar ao da escola em tempo integral.

Camargo abriu o encontro falando da importância do esporte na escola na formação dos jovens: “A escola integral faz com que o aluno permaneça por muito mais tempo na unidade de ensino, aumentando sua motivação e aprendizado. A educação e o esporte devem caminhar juntos, nessa união de esforços intersetorial entre o poder público, sociedade civil e iniciativa privada, unidos em busca da melhor forma de implantar ações em conjunto”, destacou.

O prefeito Jairo Jorge que sua gestão está pautada na Educação e este ano entregará mais de 12 quadras cobertas nas escolas municipais e mais 10 escolas construídas, entre outras ações: “Somos uma cidade educadora investindo, somente neste ano, um total de 229,40 milhões em educação”, anunciou.

O Gerente da Divisão Comercial da Ipiranga Produtos de Petróleo S.A., Wagner Calvetti, ressaltou que o olhar da empresa está na formação dos jovens e na participação em projetos que possam promover o desenvolvimento humano: “ O grupo Ipiranga vem apoiando cada vez mais ações nas comunidades onde a empresa está inserida. Esta é uma de nossas prioridades”, explica.

Já Silvana Artuso, de Recursos Humanos, vinculou a iniciativa de cunho sócio educativo com a futura qualificação profissional: “ Nossa idéia, em um futuro próximo, é encaminhar esses alunos para o programa jovem aprendiz e capacitá-los”, projeta.

O encontro foi intermediado pela ex-jogador de vôlei Fabiana Tentardini , do grupo Nelson Willians, que também marcou presença.

Após a reunião, a delegação visitou a escola e os integrantes puderam conversar com a equipe técnica da Secretaria da Educação de Canoas . O início do projeto nos novos núcleos está previsto para setembro. Na agenda de visitas técnicas com o Grupo Ipiranga, Marcelo Camargo estará no próximo dia 06 de agosto em Betim(MG), e no dia 11 de agosto na cidade de Paulínia(SP).