Os alunos que fazem aula de caratê, pelo Projeto Integrar Arte e Vida, na Unidade Municipal de Ensino Padre Antônio Oliviere Filho, em Cubatão, tiveram grande evolução no primeiro semestre de 2025. A professora Lívia Costa, a avalia o desempenho dos seus caratecas. “Estou orgulhosa de cada um dos meus alunos, tiveram um crescimento incrível, não só na técnica, mas principalmente na disciplina, assim como na concentração, onde tinham bastante dificuldade. Quando faço a roda de conversa, falam que até as famílias percebem as mudanças. A perspectiva é ainda melhor para o segundo semestre”.
O Projeto Integrar Arte e Vida busca ampliar as oportunidades educacionais e esportivas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e parceiros comprometidos com a transformação social.
O Projeto Integrar Arte e Vida, na Unidade Municipal de Ensino Padre Antônio Oliviere Filho e na Associação de Melhoramentos, na comunidade da Vila dos Pescadores, em Cubatão, atua numa gestão compartilhada, através da Secretaria de Educação, e tem patrocínio da CMOC Brasil, com base na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.