Isso é investir no FUTURO!

Benefícios para as crianças

Nas análises do projeto pode-se constatar uma sensível transformação das crianças, em especial na mudança de comportamento, na convivência com os colegas e com o grupo, e no respeito ao próximo.

Após a implementação do projeto nas escolas, houve uma diminuição no número de ocorrências de indisciplina dos alunos em salas de aula e evasão escolar, melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento psicomotor, aquisição de hábitos de higiene, redução de carências nutricionais e adoção de padrões de sociabilidade.

Em todos os eventos manteve-se a preocupação de trabalhar os valores de cidadania estabelecidos no projeto, independente do tipo de atividade artística ou esportiva desenvolvida. Os temas transversais, inerentes à proposta educativa atual, como Meio Ambiente; Sexualidade e a Afetividade; Relacionamento Familiar; Lazer como Necessidade Individual e Social; Compreensão dos limites físicos corporais; Solidariedade; Participação social e política e Estatuto da Criança e do Adolescente foram explorados de forma prática.

Durante uma aula de voleibol, por exemplo, foram promovidas discussões sobre relacionamento interpessoal, em equipe e familiar, direitos e deveres: solidariedade, compreensão dos limites físicos. Sempre utilizando os recursos pedagógicos aliados à criatividade.

Em infra-estrutura, a U.M.E.F 28 de Fevereiro e U.M.E Pedro Crescenti ganharam um espaço cultural para desenvolvimento das atividades, duas novas salas de aulas com espaços culturais. A cobertura de quadras esportivas das escolas parceiras, com projetos cedidos pelo renomado engenheiro Remo Cimino, é um dos objetivos para este ano.

Todas as metas e resultados foram superados. O projeto estava previsto, em 2007, para 480 crianças, inicia o ano de 2012 com 3000 alunos atendidos sem que houvesse perda de qualidade em todas as diretrizes traçadas. Inversamente, registrou-se queda expressiva nos níveis de abandono da escola, repetência e ocorrências em sala de aula.