Apresentação finaliza com sucesso o Projeto Esporte e Inclusão

Uma linda e emocionante apresentação de dança, marcou o encerramento do Projeto Esporte e Inclusão, realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (ANDEE), no sábado (30), no auditório da Unimes. Nos últimos dois anos, foram atendidas 80 pessoas, com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. As atividades foram realizadas até o prazo máximo permitido pelo Ministério da Saúde. Como não é permitido a continuidade, a ANDEE já apresentou um novo Projeto, para atender outras pessoas.

Os alunos durante esse período tiveram aulas de futebol 7, tênis de mesa, teatro, artes, dança e música, com sistema de rotatividade, garantindo a vivência em cada uma, assim como a troca com outra turma, promovendo a maior socialização possível entre eles. Todos com acompanhamento constante da equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, professores de educação física e da área cultural.

Rafael Almeida dos Santos, 42 anos, vibrava com cada movimento da filha – pai da Rafaela Vicentini, 15 anos. “Acho muito importante acompanharem o Projeto, levando os filhos para interagir, é o caminho certo para crianças com as dificuldades. Os profissionais que tem aqui ajudaram na parte inclusiva, eu perguntava quando chegava em casa, eram só elogios. Ela adora dançar, jogar futebol e tênis de mesa, também interagiu muito, gostava de vir sempre.

 

Os objetivos alcançados

Danielle Amorim de Freitas, psicóloga do Projeto, avaliou os resultados. “Melhoraram a qualidade de vida, independência e principalmente a socialização. Na apresentação foi possível ver a alegria, assim como o entrosamento. Conquistamos isso, no dia a dia, desde a circulação no espaço da Unimes, com independência e mais segurança. Deu para ver a emoção dos pais, esse público de adolescentes e adultos, tem poucas atividades disponíveis, muitas vezes as famílias ficam desesperançosas, o que não aconteceu aqui”.

 

Reconhecimento

Em 2023 o Esporte e Inclusão foi um dos finalistas da 20ª edição do Prêmio Comunidade em Ação, promovido pelo Grupo Tribuna, onde concorreram mais de 40 projetos de toda a região metropolitana da Baixada Santista, levando o troféu de 2º lugar.

 

O projeto Esporte e Inclusão é uma realização da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação – ANDEE, com patrocínio da Usiminas, CPFL Energia, Bic e Liberty Seguros através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência PRONAS/PCD do Ministério da Saúde e apoio da FEFIS/UNIMES e Prefeitura de Santos, através das Secretarias de Saúde e Educação.