Alunos do judô e da dança do Integrar Arte e Vida realizaram apresentação, no Saboó

Crianças e adolescentes do projeto Integrar Arte e Vida, no bairro do Saboó em Santos, na UME Vinte e Oito de Fevereiro, tiveram uma tarde especial nesta terça (24). Os alunos do judô realizaram o exame de troca de faixas e receberam o certificado, já as alunas da dança fizeram uma apresentação. O evento contou com a presença dos país, direção da Escola e representantes da Ultracargo, patrocinado do Projeto, no local.

O sensei Fabio Lescreck dos Santos, falou sobre o trabalho de desenvolvido. “Além da importância da troca de faixas, vale destacar, a evolução deles como pessoas, através do judô, como ser humano, educação com próximo, respeito ao tatame e ao dojô (local destinado ao treino). Estão crescendo com respeito e educação, são dedicados no treino, por isso estão evoluindo, subindo mais um degrau no judô. A presenças das pessoas assistindo, sai da rotina, e podem mostra para todos o que aprenderam.

Aluna da dança, Alice Moraes, 9 anos, esbanjava alegria na apresentação “As aulas são muito boas, aprendi muita coisa, antes não sabia fazer a abertura de pernas, agora faço isso com muita facilidade. A professora Yasmin é muito boa, eu já tive várias professoras, mas essa aqui é a melhor. Também brinco com as aminhas amigas, quando estou dançando me sinto uma bailarina, isso é muito bom, e dentro da minha escola.

Eugênio Bispo de Oliveira Júnior, 42 anos, supervisor de cobrança, não perdeu um detalhe, observa cada movimento do filho Pietro, 12 anos, aluno do judô e da filha Beatriz, 8 anos, e nas duas modalidades. “Importante na formação deles, não só na parte esportiva, mas principalmente como cidadão, agrega muito valores, que sem sobra de dúvida, essenciais para toda a vida. Iniciativa importante não só na vida deles, mas também na dos país, a grande maioria, infelizmente, não tem condições de possibilitar aos filhos de fazer qualquer modalidade.

Escola e Patrocinador satisfeitos

Marli dos Reis, coordenadora pedagógica da Escola, falou sobre as atividades. “O desenvolvimento da criança não se faz só com o trabalho de conteúdos escolares, mas sim com atividades que vão além da sala de aula. O judô e a dança ajudam no desenvolvimento cognitivo e entre elas trabalha a questão da solidariedade e integração. O que acontece aqui, contribui também para fazer um País melhor, principalmente quando estamos vendo dentro da escola alguns reflexos da sociedade”.

Wilson Frazão, do departamento de recursos humanos, comunicação e sustentabilidade Ultracargo, esteve presente no evento. Segundo a Gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo, Fernanda Guedes, a educação foi escolhida pela empresa como foco para sua política de responsabilidade social, aspecto que está na base do projeto: “A Ultracargo busca estar sempre próxima às comunidades do entorno dos terminais. Compreendemos o impacto transformador da educação, arte e esportes na vida dessas crianças. Apoiar e promover projetos que se alinham com esses princípios é de extrema importância e ver essas iniciativas gerando resultados é gratificante”.

O projeto Integrar Arte e Vida na UME Vinte e Oito de Fevereiro é gerenciado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), o patrocínio é da Ultracargo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.