Convidados lotam Salão Nobre da Prefeitura de Santos em cerimônia do Projeto Integrar Arte e Vida

O Projeto Social Integrar Arte e Vida formalizou a continuidade de suas atividades em prol do desenvolvimento humano, na última sexta, dia 29 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. Durante cerimônia oficial, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa assinou os termos de ampliação e renovação dos termos de parceria com a entidade para que as oficinas gratuitas do projeto social continuem a funcionar no contra turno das escolas municipais conveniadas. A partir de agora, os núcleos santistas promoverão o aumento da capacidade de atendimentos, de forma gradativa, até o final deste ano, de 750 para 900 alunos.

A Secretária da Educação de Santos, Venúzia Fernandes do Nascimento, o Secretário de Esportes, Alcídio Mello, Cidão, prestigiaram o evento, e compuseram a mesa ao lado do presidente da ANE, Marcelo Camargo, da Fundação Pró Esporte, FUPES Paulo Miyasiro, da Delegada/Inspetora da SELJ, em Santos, Mônica Geny dos Santos, representando o Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, José Auricchio Junior, e do diretor executivo da Viação Cometa, Fernando Guimarães, representando os patrocinadores. Juntaram-se a estes, na plateia, autoridades dos municípios parceiros e representantes dos patrocinadores e apoiadores da Associação Nacional de Esportes, ANE, e Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação, ANDEE. As empresas parceiras, como NET Educação, Vivo, Carbocloro, Usiminas, Anglo American, Petrobras, Cometa, Comgas, JSL, Kanui, Cacau Show, Special Dog, Rumo Logística, Copersucar e Carrefour estiveram representadas, entre outras.

A cerimônia teve a participação especial da pivô Alessandra Santos de Oliveira, uma das maiores atletas da seleção brasileira de basquete de todos os tempos. Campeã mundial em 1994, na Austrália, Alessandra também conta com duas medalhas olímpicas. Em 1996, foi destaque em Atlanta (EUA), na campanha que trouxe a medalha de prata para o Brasil. Já em 2000, a seleção ficou com a medalha de bronze em Sydney (AUS). Em jogos Pan-Americanos, levou a medalha de bronze em Santo Domingo, República Dominicana, no ano de 2003.

O Arte e Vida reiniciou suas atividades do segundo semestre de 2014, no último dia 5 de agosto, em todas as escolas conveniadas, nos municípios de Santos, Cubatão, São Vicente e Guarujá. Lançado em 2007 pela ANE, Associação Nacional de Esportes, o Integrar atenderá 2.500 crianças da rede pública municipal durante o período letivo, com cerca de 70 professores contratados.

As atividades oferecidas são futsal, vôlei, judô, práticas esportivas variadas, canto/música, dança, artes e inglês. Cada núcleo oferece uma grade específica e não mantém, necessariamente, todas as modalidades citadas, atualmente, patrocinadas pela Comgás, Petrobras, JSL, Vale Fertilizantes, Copersucar e NET Educação.

Na ocasião, foram lançadas duas revistas em quadrinhos educativas, com os temas “Brincar na Rua ou Navegar na Internet” e “Amizade e Respeito”, abordando a questão do bullying no ambiente escolar, bem como, foi anunciada ampliação do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, no Centro Esportivo Pagão, na Zona Noroeste, em Santos, a partir de agora com mais de 150 crianças praticando futebol de campo.

Os próximos eventos agendados serão a Copa Metropolitana de Gerovolei, em novembro, competição destinada à terceira idade, e os eventos de verão, no mês de janeiro, como a Arena Kids, na Praia do Itararé, com patrocínio da Carbocloro, e, em Praia Grande; e a Arena Esporte & Cia, patrocinada por Vivo e Viação Cometa. Ambos terão entrada franca.

O Projeto Integrar Arte e Vida é gerenciado pela ANE, Associação Nacional de Esportes, e ANDEE, Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação, em parceria com as Secretarias da Educação de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão. Os recursos são provenientes de leis de incentivo fiscal, e modelo gerencial sem ônus para os municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *