Escola pública da Ilha Caraguatá, em Cubatão, está na final da Copa TV Tribuna de Handebol

A noite desta quarta (28) foi especial para as meninas da UME Rui Barbosa, de Cubatão, elas garantiram vaga na grande final da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. Com mais uma atuação consistente, venceram por 9 x 3 a equipe da EM Antônio Peres Ferreira, de Praia Grande. A partida foi disputada no ginásio da Fefis, em Santos. Na decisão que acontece no sábado (1), enfrentam o Colégio Expressão de Mongaguá.

As meninas chegam na final de forma invicta, venceram os cinco jogos que disputaram, marcando 40 gol´s e sofrendo apenas 13. Na fase de grupos passaram por Jean Piaget (4×2), EMEF Laura Figueiras (8×3) e Liceu São Paulo (10×1). Nas quartas de final eliminaram o Colégio Novo Tempo (9×3). O resultado é fruto de um trabalho de continuidade, essa não a primeira vez que a escola da Ilha Caraguatá chega na final da competição, em 2017, conquistaram o título.

O professor Daniel Rodrigues participou de todo esse processo no desenvolvimento da modalidade na Escola. “Mais uma vez chegamos em uma final, só que agora tivemos menos tempo para trabalhar devido a pandemia. Precisamos valorizar o que conseguimos, teve muito esforço por parte delas, cresceram a cada jogo. O apoio dos familiares na torcida tem feito diferença. É gratificante chegar numa decisão do Copa TV Tribuna com uma escola pública”.

Mirele Albino Ferreira, 13 anos, é uma das destaques do time, e comenta sobre o momento. “Foi gratificante ganhar todos os jogos e conseguir chegar nesta final. Isso só aconteceu graças ao esforço de todo o time dentro da quadra. Nosso técnico tem sido importante para nós, além dos treinos ele sabe como ajudar durante o jogo. A expectativa para a final está alta, vamos dar o máximo para conseguir esse título”.

A atividade de handebol na Unidade Municipal de Ensino Rui Barbosa, é realizada através do Projeto Integrar Arte e Vida, que tem o patrocínio da Petrocoque, com destinação de recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte. O gerenciamento é da Associação Nacional de Esporte (ANE), com apoio da Prefeitura de Cubatão.

Sábado de decisões

O Ginásio do Sesc Santos ( r. Conselheiro Ribas, 136), deve receber um grande público neste sábado (1), onde serão realizadas as decisões da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. A disputas tem início partir das 12h. EM Antônio Peres Ferreira x Colégio Objetivo Peruíbe, no feminino e EM Governador Fraco Montoro x Objetivo Peruíbe, no masculino, nas disputas do 3° lugar. Na sequência as finais, no feminino entre UME Rui Barbosa x Colégio UME Rui Barbosa e no masculino entre Colégio Jean Piaget e Colégio Objetivo Praia Grande.

A 16ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar é uma realização da TV Tribuna, que conta com patrocínio de mídia da Doutor do Sono Colchões e Blue Med Saúde. A organização é da Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae) da Santos, e conta com apoio da Prefeitura de Santos, Unimes e Sesc Santos.