Integrar Voleibol agita alunos com Festival na Ilha Caraguatá

Os 40 alunos do projeto Integrar Voleibol, da Unidade Municipal de Ensino Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá, em Cubatão, tiveram mesmo durante as férias escolares a oportunidade de participar de um Festival na quadra da escola. O evento também contou com a participação de alunos do Projeto do Centro Esportivo Armando Cunha.

Entre os alunos, Loran Victor dos Santos Pinheiro, 9 anos, foi um dos que mais se divertiu. “O professor é muito legal, é bom poder jogar com os amigos”. O pai, David Pinheiro Bezerra, 33 anos, aprovou. “Um bom projeto, estimula as crianças a saírem da rua e não ficarem pelas esquinas, onde podem estar se envolvendo com coisas ruins. Aqui estão praticando um esporte e acabam desenvolvendo o diálogo, isso também diminui o tempo com celular e televisão”.

A Ilha Caraguatá localizada entre o Rio Casqueiro e a Rodovia dos imigrantes, fica afastada dos outros bairros de Cubatão. O professor do Projeto, Aurélio Gustavo Pedron, explica. “As crianças tem uma dificuldade geográfica de praticar uma modalidade esportiva em outros ambientes. Podemos dizer que não são eles que vão até o esporte, mas o esporte que vai até eles. Depois que experimentam se apaixonam e passam a se dedicar”.

Maria Joseli, assistente de direção da Escola está satisfeita. Estamos num bairro isolado os projetos desenvolvidos aqui de vôlei e handebol são importantes para os alunos da comunidade. O esporte tira as crianças da rua, trazendo regras, alegria, comunicação e as insere. Aqui está sempre movimentado e com quadra cheia. Esporte e educação andam juntos.

O projeto Integrar Voleibol na Unidade Municipal de Ensino Rui Barbosa, tem o patrocínio da Petrocoque, com destinação de recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte, através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte. O gerenciamento é da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (ANDEE) com apoio da Prefeitura de Cubatão.