Passeio Ciclístico “Bora Pedalar” tem ação inclusiva

O Passeio Ciclístico “Bora Pedalar” no dia 21 de agosto, vai reunir milhares de pessoas em São Vicente. A saída acontece às 8h30, na Praça 21 Irmãos, na av. Ayrton Senna da Silva, ao lado da subida da Ilha Porchat ,na praia do Itararé. O trajeto com cerca de 10 km, inclui a avenida da Praia, Presidente Wilson, o Centro e a Biquinha, com a chegada no mesmo local da saída.

As primeiras 1.000 pessoas que realizarem a inscrição pelo site www.ane.org.br , acessando o link do evento, ganham um kit com camiseta, squeeze, mochila e medalha de participação. Todos podem participar, porém o kit será apenas para os inscritos. A retirada será mediante comprovação da inscrição e doação de 1kg de alimento (exceto sal e açúcar), que deve ser entregue no dia e local do evento, a partir das 7h. Os alimentos serão doados ao Fundo Social de São Vicente.

Inclusão

A Associação Nacional de Esportes (ANE), realizadora do evento, em parceria com o Projetos Santos às Cegas, de Santos e o do Pedalando Sem Idade, de São Paulo, vão proporcionar a participação de quatro pessoas com deficiência visual no “Bora Pedalar”, de forma segura, em bicicletas adequadas. Entre os beneficiados já estão confirmadas pessoas do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O Projeto Santos às Cegas vai disponibilizar duas bicicletas duplas, sendo que os condutores, com experiência, vão levar duas pessoas. Renato Frosch, é o responsável. “Nosso projeto é de inclusão, a participação no passeio é uma ampliação dessas possiblidades. As bicicletas vão poder proporcionar isso para essas pessoas, porém quem não tem deficiência acaba observando e consequentemente dando a devida importância”.

O Pedalando Sem Idade é desenvolvido em São Paulo, atendendo idosos e faz parte do movimento internacional chamado Cycling Without Age. As bicicletas tem dois assentos na frente e o condutor vai atrás, Aldo Nakamura, que iniciou a ação no Brasil, fala sobre a participação. “A inclusão de pessoas com deficiência visual, é poder proporcionar a sensação e prazer de andar numa bicicleta. Sabemos como é prazeroso sentir o vento no rosto numa bike. O triciclo faz isso de forma segura e confortável”.


O Passeio Ciclístico “Bora Pedalar” é realizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE). Os recursos para a iniciativa são provenientes da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo. Apoio da TV Tribuna e Prefeitura de São Vicente.