Alunos de Peruíbe tem aulas judô, esportes e dança sem custos

Os alunos da Escola Municipal Adriana Aparecida Almeida dos Santos, em Peruíbe, seguem com atividades nas modalidades de judô, esportes e ballet, no contra turno escolar, através do projeto Integrar Arte e Vida numa gestão compartilhada com a escola, atendendo 150 crianças.

Laurita Ferreira Clementino, mãe da Clarita, está satisfeita. “Minha filha é super empolgada nos dias que frequenta as aulas de ballet, vem para casa e depois volta para escola animada, é bem tratada. Como tem problema de desenvolvimento está muito melhor. Depois dessas aulas está desenvolvendo mais o crescimento, e ainda ajudou a diminuir a frequência das dores que tem. Está fazendo muito bem para ela”.

Vanessa Pacheco Ângelo Mendes, professora de ballet, tem 55 alunas. “Tenho um prazer imenso em fazer para deste projeto. As aulas são ministradas de forma prática e também teórica, aprendem os nomes dos passos e a tradução, já que são em francês. Agora estamos nos preparando para a apresentação de encerramento da escola e montando as coreografias. As crianças participam dos temas, vai ficar tudo muito lindo. Temos um retorno maravilhoso dos pais que elogiam o trabalho”.

Criado em 2007, o Integrar Arte Vida tem oito núcleos, distribuídos nas cidades de Santos, Cubatão, Guarujá, Peruíbe e Mauá. São oferecidas oficinas artísticas e culturais de forma gratuita, atendendo cerca de 3 mil alunos de escolas municipais conveniadas. As atividades são no contra turno escolar, estabelecendo um modelo similar ao da escola em tempo integral sem ônus para as prefeituras. A entidade fornece todo o material.

O projeto Integrar Arte e Vida é gerenciado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), o patrocínio em Peruíbe é das empresas Sabesp e Oxiteno, indústria química líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. Os recursos que mantém a iniciativa são provenientes da Lei Federal do Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial do Esporte.